Origens do poder: o AKP na Turquia

Neste texto, tentarei identificar as raízes do AKP ou “AK Parti” (em português, Partido do Desenvolvimento e Justiça), como foi sua chegada ao poder, e como ele se tornou o maior partido da Turquia – quase metade da população continua a apoiá-lo.

images              Todos os partidos islâmicos anteriores na Turquia tinham sido debandados por intervenção militar ou decisões do Tribunal Constitucional: o Partido Ordem Nacional, fundado em 1970, foi proibido pelo Tribunal Constitucional em 1971. O Partido de Salvação Nacional, fundado em 1972, foi proibido após o golpe militar de 1980. O Partido do Bem-Estar, fundado em 1983, foi proibido pelo Tribunal Constitucional em 1998. O Partido da Virtude, fundado em 1997, foi proibido em 2001.

O AKP é um partido político com raízes islâmicas claras. Por conveniência e pragmatismo, ele se deslocou para a centro-direita há mais de uma década, principalmente para escapar do destino de seus predecessores. A ideologia, contudo, não foi o fator fundamental para o sucesso do partido. Boa parte de sua aceitação inicial se deveu à boa fase da economia turca e seus reflexos na qualidade de vida dos cidadãos.

 

O próprio Erdoğan, um dos fundadores do partido, rejeitou em 2005 que o AKP fosse um partido islâmico, preferindo o rótulo de “democracia conservadora”.

Será mesmo?

 

Huzeyfe Alptekin

Deixe um comentário