Política na Turquia – Background

Um breve panorama histórico para contextualizarmos a Turquia atual

A Turquia moderna surgiu a partir do Império Otomano. É importante entendermos como se deu a constituição do Estado turco nos últimos cem anos para que possamos entender a situação atual do país. Neste primeiro texto, abordarei alguns pontos importantes na cronologia do Estado para, nos próximos artigos, abordar alguns eventos mais recentes.

Estabelecemos o início da Turquia moderna em 1923, quando Assembleia Nacional declarou a Turquia como uma república e Mustafa Kemal (1881-1938) como presidente, que mais tarde foi homenageado com o título de Atatürk ou “pai dos turcos”. Em 1928, a Turquia tornou-se secular; o Islã como religião oficial foi retirado da constituição.

Mustafa_Kemal_Atatürk
Kemal Atatürk, primeiro presidente da Turquia

A partir de 1950, a Turquia passou por diversas reformas sociais e políticas. Após um período de regime de partido único, uma experiência com política multipartidária levou à vitória na eleição do partido de oposição “Partido Democrático”.

A democracia foi fraturada por períodos de instabilidade e golpes militares (1960, 1971, 1980) que foram seguidos pelo retorno do poder político para os civis.

É importante pensarmos nesse contexto ao nos referirmos à situação atual da Turquia. Nos próximos artigos, procuraremos passar um panorama das mudanças políticas e como isso afetou o país.

Huzeyfe Alptekin

 

Uma consideração sobre “Política na Turquia – Background”

Deixe um comentário